Guarda-civil é exonerado após confusão com skatista em SP

Posted: September 5, 2013 in Uncategorized

Tumulto aconteceu na Praça Roosevelt, no Centro da capital paulista.

Demissão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira.

 

Do G1 São Paulo/ 68 comentários

veja o video clique no link abaixo:

O guarda-civil metropolitano que se envolveu em uma confusão com skatistas, em janeiro deste ano, na Praça Roosevelt, no Centro deSão Paulo, foi exonerado do cargo pela Prefeitura. A demissão de Luciano da Silva Medeiros foi publicada no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (4), como informou o Bom Dia São Paulo.

Um vídeo postado na internet mostrou o tumulto entre skatistas e guardas civis na Praça Roosevelt, em janeiro. Nas imagens, o guarda, à paisana, realiza um estrangulamento em um dos jovens que estão na praça. Na ação, os guardas também usam spray de pimenta contra os jovens.

Onze dias depois do incidente, o funcionário foi suspenso pela Prefeitura pelo período de quatro meses enquanto o inquérito administrativo foi instaurado para apurar a abordagem feita por Medeiros e também pelo guarda Elias dos Anjos Prestes.

Quando a confusão aconteceu, o guarda-civil já respondia a processo administrativo na Corregedoria da Guarda Civil Metropolitana referente a um incidente “envolvendo vendedores ambulantes na Rua Sete de Abril, ocorrido no último dia 30 de outubro”, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Segurança Urbana (SMSU).

Elias dos Anjos Prestes, que também estava na confusão, foi suspenso do cargo por 20 dias, como informou o Bom Dia São Paulo desta quarta-feira. Até por volta das 7h, Prestes e Medeiros não foram localizados para comentar a decisão da administração municipal.

Imagens
O vídeo divulgado na internet foi feito pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos, que também frequentava a Praça Roosevelt. Ele explicou que as abordagens dos guardas aos skatistas eram frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu no dia do incidente, segundo Régis, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade sobre os bancos. Elas foram atrás dos skatistas e um outro jovem chegou para conversar, ainda de acordo com o relato de Régis. Elas, então, teriam pedido reforço, e um jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s